Páginas

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Jane Fonda - Eterna como Sempre

RETRATO DE JANE FONDA - ETERNA COMO SEMPRE


 

JANE FONDA
Retrato de Maria Lúcia
Vinicius de Moraes

Teu rosto como um templo
Voltado para o oriente
Remoto como o nunca
Eterno como o sempre

E que subitamente
Se aclara e movimenta
Como se a chuva e o vento

Cedessem seu momento
À pura claridade
Do sol do amor intenso



Esta não é apenas uma uma homenagem a eterna atriz, Jane Fonda, vencedora do Oscar de melhor 

atriz, em 1972, pelo filme Klute – O Passado Condena. 


Durante algum tempo busquei diversas fotos que pudesse se encaixar com o poema, Retrato de Maria Lúcia, escrito pelo poeta Vinicius de Moraes. Precisava de um perfil de mulher, cujo semblante pudesse expressar o que o poema traduz, pra mim, e que me inspirou na escolha do título deste blog.
Através da rede social encontrei o twitter de Jane Fonda. Dai cheguei ao blog dela e minha busca teve fim. Afinal, estava diante dos meus olhos o que tanto buscava. A foto ideal estava lá...
Ela não me autorizou copiar a foto acima reproduzida, creio que ela não se importará. Não tive opção senão copiar a foto e juntá-la ao poema. Além disso, Jane Fonda é especial, vez que representa um sonho  de adolescente, que guardo carinhosamente no olimpo do meu coração, dedicado às "Deusas".  
Fiquei siderado. Não tive como conter o meu ímpeto de copiar a foto para exibi-la junto com o soneto de Vinicius.  A poesia do semblante e as palavras do poeta se encaixam perfeitamente bem e o sentido do que é "eterno como sempre" reside na tradução desta união.

Jane Fonda tem um blog extraordinário. Simples, elegante, sóbrio e bonito.  É sem palavras!

Futuramente, na condição de cinéfilo, cuidarei de trazer minhas recordações sobre tantos filmes e tantos atores e atrizes que me fizeram rir, chorar, torcer, pular, gritar e, sobretudo, pensar em aprofundar mais meus conhecimentos, como ser humano. 

Pretendo criar um blog de cinéfilo para cinéfilo, pois foi nesta condição que eu e meu saudoso tio, Geraldo da Costa Leal, escrevemos UM CINEMA CHAMADO SAUDADE, retratando 100 anos de cinema em Salvador, através de suas casas de exibição, que chamamos de cinema. 

Tudo quanto posto aqui tem uma razão de ser e um significado especial pra mim. Agora, a poesia e a foto, justificam o título deste blog. 

Para visitar o Blog de Jane Fonda clique aqui.


ou aqui


                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...