Páginas

terça-feira, 8 de junho de 2010

Henry Fonda, um legado de sucesso


Ontem, perguntei a meus pais, que ultrapassaram a casa dos oitenta e viam televisão, sobre os atores preferidos deles. Ambos pararam pra pensar e,quase que no mesmo instante, pronunciaram o nome de Henry Fonda. Depois vieram outros, que também admiro muito.

Algum tempo atrás comprei o clássico "Doze Homens e uma Sentença" produção de 1957, protagonizado por Henry Fonda, como o jurado n. 8, único dentre 12 homens a por em dúvida a certeza dos demais jurados.Por desencargo de consciência exercita o direito da dúvida e começa a levantar diversas questões, até chegar a um resultado final surpreendente. 

O filme é de 1957 e quem tiver o prazer de assisti-lo, vai ver a excelente performance de ator Henry Fonda, várias vezes premiados, como veremos a seguir:


- Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme, por "Doze Homens e Uma Sentença" (1957). 
- Recebeu 2 indicações ao Oscar de Melhor Ator, por "As Vinhas da Ira" (1940) e "Num Lago Dourado" (1981). Venceu por "Num Lago Dourado". 
- Ganhou um Oscar honorário em 1981, concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
- Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama, por "Doze Homens e Uma Sentença" (1957) e "Num Lago Dourado" (1981). Venceu em 1981.
- Ganhou o Prêmio Cecil B. DeMille em 1980, concedido pela Associação de Críticos Estrangeiros de Hollywood. 
- Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Ator, por "Num Lago Dourado" (1981). 
- Ganhou o BAFTA de Melhor Ator Estrangeiro, por "Doze Homens e Uma Sentença" (1957).


Henry Fonda é pai de Lady Jane Fonda (mãe de Vanessa Vadim [meia irmã do ator Christian Vadim ] ) e de Peter Fonda (pai da atriz Bridgite Fonda). Henry fonda, transmitiu seu talento aos filhos e, estes, aos netos.
Se não fosse um mero cinéfilo muito teria que escrever sobre este inesquecível ator.

Esta foto foi cedida e indicada por Tommy Beresford que tem um site espetacular pra quem gosta de cinema. A quem somos agradecidos.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...