Páginas

sábado, 8 de maio de 2010

Eterna como Sempre, Gilka Silva Leal

Posted by Picasa
A Formiguinha e a Neve

Faz um bocado de anos que busco uma lembrança de minha mãe me contando um estorinha que muito gostava. Coisas da infância querida que os tempos não trazem mais... Aliás, trouxe!
Consegui a estórinha no site http://www.contandohistoria.com/ e não resisti. Tive que copiar do site, citado, que recomendo seja visitado., honestamente. Especificamente, a histórinha fica no link abaixo, para quem quiser conferir:


Dedico esta estórinha a minha mãe, que tantas coisas me ensinou, como rezar o pai nosso, a Ave-Maria e para meu anjo da guarda (Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador...). Ela era professora, mulher prendada, era enfermeira do meu pai, que é médico, parteira, costureira, bordadeira, fazia croché, cozinhava maravilhosamente bem, fazia tortas e doces deliciosos, tinha tantos dons. Me dava bons conselhos, como me deu benevolas surras, merecidamente. Me dava aulas de história e eu adorava, pois ela se empolgava, daeixando-me admirado. 
Mas tem pequenos detalhes da vida dela que guardo e não esqueço, como é o caso da estória que copiei e que aqui transcreve após ter citado a fonte de onde a obtive:

Certa manhã de inverno, uma formiguinha saiu para o seu trabalho diário.
Já ia muito longe a procura de alimento, quando um floco de neve caiu e prendeu o seu pezinho.
Aflita, vendo que não podia se livrar da neve, iria assim morrer de fome e frio, 
voltou-se para o sol e disse- Ó sol, tu que és tão forte, derrete a neve que prende o meu pezinho!
E o sol indiferente nas alturas, falou:
- Mais forte do que eu, é o muro que me tapa.
Olhando, então para o muro, a formiguinha pediu:
- Ó muro, tu que és tão forte, que tapas o Sol que derrete a neve, desprende meu pezinho.
E o muro que nada vê e muito pouco fala, respondeu apenas:
- Mais forte do que eu, é o rato que me rói!
Voltando-se então, para um ratinho que passava apressado,  a formiguinha suplicou:
- Ó rato, tu que és tão forte, que róis o muro que tapa o sol que derrete a neve, desprende meu pezinho.
Mas o rato, que também ia fugindo do frio, gritou de longe:
- Mais forte do que eu, é o gato que me come!
Já cansada, a formiguinha pediu ao gato:
- Ó gato, tu que és tão forte, que comes o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende o meu pezinho.
E o gato sempre preguiçoso, disse bocejando:
- Mais forte do que eu, é o cão que me persegue! Aflita e chorosa, a pobre formiguinha pediu ao cão:
- Ó cão, tu que és tão forte, que persegues o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende meu pezinho.
E o cão, que ia correndo atrás de uma raposa, respondeu sem parar:
- Mais forte do que eu, é o homem que me bate!
Já quase sem forças, sentindo o coração gelado de frio, a formiguinha implorou ao homem:
- Ó homem, tu que és tão forte, que bates no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende o meu pezinho.
E o homem, sempre preocupado com o seu trabalho, respondeu apenas:
- Mais forte do que eu, é a morte que me mata.
E a morte impassível, respondeu:
- Mais forte do que eu, é Deus que me governa!
Quase morrendo, então a formiguinha rezou baixinho:
- Meu Deus, tu que és tão forte, que governas a morte, que mata o homem, que bate no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, que derrete a neve, desprende meu pezinho.
E Deus então, que ouve todas as preces, sorriu, estendeu a mão, por cima das montanhas e ordenou que viesse a primavera





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...